Este blog tem como objetivo trazer informações e curiosidades sobre a Fotografia Pet e os próprios Pets.
Na sexta publicação falo de um grande profissional da Fotografia Pet e um dos meus professores no segmento.
Bate papo descontraído com Luca Watanabe.
Roberto Ramos – Quem é Luca Watanabe ?
Luca Watanabe– Sou adestrador e fotógrafo especialista em cães e gatos com fotos reconhecidas em revistas e marcas do segmento pet. Destaque para fotos de ação que não só gosto de fazer como sempre inovo trazendo referências únicas, o que me faz referência principalmente para cães de esporte e trabalho.
Paulistano, atuo também em outros estados e até mesmo em outros países como Argentina, Portugal e Canadá.
Desde 2020, com o objetivo de expandir a fotografia pet para mais pessoas no Brasil e tornar o segmento ainda mais forte em comparação com o exterior, ministro o curso de fotografia Expert Fotopet para todos que desejam se especializar neste nicho encantador e com potencial crescimento no país.
Roberto Ramos – Como surgiu a fotografia pet na sua vida ?
Luca Watanabe– Nunca imaginei que fosse trilhar este caminho, apesar da minha paixão por animais. Como muitos colegas de profissão, comecei fotografando meus cães e gatos para treinar fotografia.
Um hobbie que além de ser muito gratificante poderia também render ganhos financeiros e reconhecimento.
Comecei a me dedicar com muito estudo e prática, falhando muitas vezes até alcançar o estado que estou hoje. Ainda assim, nunca paro de estudar e melhorar minhas fotos, estar em constante evolução me motiva sempre a continuar.
Roberto Ramos – Quais as vantagens e desvantagens nesse segmento da fotografia ?
Luca Watanabe– É difícil falar de desvantagens daquilo que gostamos tanto. Mas eu poderia dizer que é um segmento que ainda não está consolidado, que vem crescendo a substancialmente a cada ano.
Mais e mais fotógrafos estão se dedicando exclusivamente aos pets, o que é um sinal claro de demanda crescente. Então não é um mercado consolidado, mas em crescimento.
Agora vantagens fica fácil! Os modelos já bastariam, mas tem também o estilo de ensaio que é 100% alto astral e descontraído. Sem falar que os tutores gostam tanto dos seus pets que tem dificuldade em escolher as fotos que vão comprar, assim eles sempre compram as mais porque é o maior parceiro(a) dele sendo retratado.
Roberto Ramos – Você ministra o Curso Expert Fotopet a quanto tempo e como foi criado ?
Luca Watanabe– Quando comecei na fotografia pet foi bem difícil, eu não achava nenhum conteúdo específico para os pets, era tudo sobre como fotografar pessoas. Fotografia Pet é uma área mais nova e conteúdo ainda precisava ser criado, então tive que estudar muito para daptar o que tinha disponível na época.
Tudo isso sozinho, sem ninguém me apoiando e que entendesse das minhas dificuldades. Quando finalmente consegui e tinha ali um método específico, comecei a criar conteúdos gratuitos no meu canal do youtube, porque é interessante para mim também que outros fotógrafos pudessem conseguir o que eu consegui.
Ao contrário que muitos pensam, ter mais fotógrafos especialistas em pets não prejudica o meu trabalho, na verdade traz mais qualidade pro mercado e cria mais demanda. Acontece que o conteúdo pelo conteúdo sem uma metodologia e acompanhamento não foi o bastante como eu imaginei que seria e muitos fotógrafos ainda tinham muita dificuldade. Foi quando resolvi criar meu curso, o Expert Fotopet 2020. E de lá pra cá fico cada vez mais feliz e satisfeito com as conquistas dos meus alunos.
Roberto Ramos – Quais os conteúdos ministrados no curso ?
Luca Watanabe– É ensinado desde o básico, ou seja, qual câmera adquirir, como mexer nela, como lidar com os pets até algo mais avançando como finalizar a foto na edição e prospectar clientes. Tem tudo que um fotógrafo especialista em pets precisa: fotografia, direção de modelo pet, edição e marketing.
Roberto Ramos – Como faz para fazer o seu curso ?
Luca Watanabe– Como disse, um dos motivos fundamentais deste curso é ter acompanhamento individual durante todo processo e por isso ele é liberado em turmas. Não fica com inscrições abertas constantemente, assim posso dar a devida atenção a cada aluno.
De tempos em tempos eu abro novas turmas, é só ficar ligado no meu Instagram ou no meu canal do telegram que eu aviso quando vou abrir novas vagas.
* Crédito de todas fotos é de Luca Watanabe.